RESUMOS

 
Sessão Temática: 9. Tecnologia, Media e Sociedade
Autor:

Jorge Martins Rosa

Instituição:

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Dados Curriculares:

1999 - Mestrado em Ciências da Comunicação, FCSH - UNL Título da Disserção "No Reino da ilusão: a experiência lúdida das novas tecnologias". Orientador: José Bragança de Miranda. 1994 - Licenciatura em Ciências da Comunicação (FCSH-UNL). Interesse de investigação: Sociologia da Cultura, Novas Tecnologias, Teoria Política.

Título:

Será a imersão inevitável? Sobre a convergência de géneros nos videojogos

Resumo:
 

Esta comunicação parte de uma questão (seria melhor falar de desafio) colocada pelo Prof. Bragança de Miranda no momento da defesa da minha dissertação de mestrado sobre a experiência lúdica das novas tecnologias. Nesta, procurei demonstrar como o "entrar na pele de outra personagem" era experiência fundamental dos videojogos, em particular através da simulação e da exploração das dimensões espaço e tempo.

Uma rápida análise às mais recentes tendências dos videojogos, a que deve aliar-se eXistenZ, o último filme de David Gronenberg, revela que os múltiplos géneros possíveis de jogos estão a convergir para aquele que talvez tenha sido desde sempre o seu ponto de fuga, a realidade virtual. Enquanto este tipo de experiência for mediado por algo tangível como o ecrã, a imersão, ainda que possível dum ponto de vista psíquico e emocional, está limitada por uma condicionante física. À medida que esta se dissolve ocultando mas não eliminando a presença de elementos de mediação -, que alterações podem verificar-se ao nível da própria experiência, seja de um ponto de vista específico aos usos das novas tecnologias seja de um ponto de vista generalizado?