RESUMOS

 
Sessão Temática: 8. Media e Cultura
Autor:

Dinorá Fraga da Silva

Instituição:

Universidade do Vale do Rio de Sinos

Dados Curriculares:

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Aposentada). Professora titular do programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, São Leopold/RS. Pesquisadora da linha de pesquisa Mídias e processos de significação. Coordena a pesquisa "A mídia impressa na perspectiva da complexidade_ a reportagem em hipertexto".

Título:

Identidade Cultural como significação da mídia impressa

Resumo:
 

A identidade cultural será considerada, a partir da análise de uma reportagem do jornal Zero Hora da cidade do Porto Alegre/RGS, sobre Roberto, um menino de rua, que cresceu entre as ruas de São Paulo e a Fundação de Amparo ao Menor. Tem, agora, trinta e seis anos. É doutorando na Universidade de São Paulo. Em 1997, publicou o livro "Os filhos do governo". A identidade cultural é abordada como significação construída pela mídia através do discurso jornalístico. A abordagem teórica tem cunho pós-estruturalista. Para análise será utilizada a lógica modal, segundo Greimas. O conceito de sujeito e identidade serão examinados através de Maffesoli (1996). Destacam-se os seguintes conceitos, orientadores da análise: efeitos de sentido, veridicção e processos de persuação, manipulação e interpretação. Pensamos que o trabalho pode ser uma colaboração para o estudo dos processos constituidores da opinião pública, através da mídia impressa, em seu poder de construir efeitos de realidade, através da linguagem. Entre esses efeitos, o trabalho destaca os de inclusão e exclusão social.