RESUMOS

 
Sessão Temática: 7. Educação e Comunicação
Autor:

Ana Margarida Pisco Almeida / Fernando M.S. Ramos

Instituição:

Departamento de Comunicação e Arte / Universidade de Aveiro

Dados Curriculares:

Ana Margarida Pisco Almeida - Licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro - Aluna de doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Ambientes de imersão cognitiva baseados em Internet para reabilitação de incapacidades mnésico-visuais de crianças com Trissomia 21).

Título:

Comunicação e aprendizagem das crianças com necessidades educativas especiais, o desafio da reabilitação on-line

Resumo:
 

Nos últimos anos, as propostas didácticas sofreram alterações estruturais decorrentes da convergência de dois factores principais: o aparecimento da escola da integração e da heterogeneidade; a globalização das redes telemáticas e o advento dos novos serviços de comunicação. Estes últimos proporcionam a criação de espaços de manipulação, interacção, comunicação e colaboração propiciando o aparecimento de novas plataformas de intervenção pedagógica.

Neste contexto, apresenta-se um modelo/instrumento de reabilitação para crianças com necessidades de aprendizagem (especificamente, crianças com Trissomia 21) sobre a forma de um ambiente virtual de aprendizagem e colaboração distribuído. Pretendem-se explorar aptidões de independência, autonomia e construção cognitiva e beneficiar diálogos e conversações (síncronos e assíncronos) e dinâmicas de interacção e construção conjunta. Seguindo o princípio construtivista, e no sentido de favorecer os processos de abstracção e construção mental, analisar-se-á a questão da memória visual/espacial como despoletadora dos processos de compreensão. Neste enquadramento, apresentar-se-á um ambiente virtual com uma forte componente imagética que proporcione a construção cognitiva pela acção e manipulação de objectos tridimensionais. Pretende-se, desta forma, criar um cenário de imersão cognitiva que transporte os sujeitos para ambientes concretos de convite à navegação entre objectos, estabelecimento de relações e construção de percursos narrativos e cognitivos.