RESUMOS

 
Sessão Temática: 7. Educação e Comunicação
Autor:

Bento Duarte da Silva

Instituição:
Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho

Dados Curriculares:

Doutor em Educação na área de Tecnologia Educativa e Prof. Auxiliar no Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. O Ensino e a Investigação em Tecnologia e Comunicação Educacional delimitam o seu principal centro de interesse, tendo neste âmbito publicado diversos trabalhos. Presentemente, tem centrado esforços em projectos de investigação que visam o aprofundamento das relações entre a Educação, a Comunicação e os Discursos Mediáticos para focalizar as novas formas de organização educativa e curricular face ao novo universo comunicacional. O currículo mais detalhado do autor pode ser visualizado na sua página pessoal, cujo url é o seguinte: http://www.iep.uminho.pt/home/bento.
Título:

O âmago da Comunicação Educativa

Resumo:
 

Ao partir-se da análise do funcionamento dos processos educativo e comunicativo é possível mostrar que existe uma interacção recíproca entre eles. Se, por um lado, a educação depende dos actos de comunicação porque os objectivos educacionais não podem ser alcançados sem a ocorrência da comunicação, também esta não pode prescindir do empreendimento educacional para dotar o homem com a capacidade de criar símbolos para se expressar, comunicar e contribuir para os fundamentos culturais da sociedade, para construir a arquitectura do mundo. Ambos os fenómenos são processos vitais e sociais através dos quais os indivíduos formam, organizam e desenvolvem ideias, relacionam-se uns com os outros e influenciam-se mutuamente. Conscientes de que estamos a lidar com fenómenos sistémicos, complexos e atravessados por múltiplas teorias, nesta comunicação pretende-se analisar as relações que os envolvem, procurando atingir o âmago da comunicação educativa. Centramos esta análise em três aspectos. No primeiro incide-se sobre o alcance das referências e extensões sistémicas dos fenómenos para assinalarmos os diversos modos em que se processa a comunicação educativa; no segundo abordam-se as dimensões particularizantes da comunicação didáctica, acto por excelência da comunicação do saber que não pode entender-se plenamente sem a consideração prévia dos processos comunicativos; no terceiro focam-se os critérios de eficácia da comunicação educativa.