RESUMOS

 
Sessão Temática: 6. Comunicação e Desenvolvimento
Autor:

Fernando Zamith

Instituição:

Agência Lusa

Dados Curriculares:

Licenciado em Comunicação Social pela Universidade do Minho (Braga, 1996); 3º ano de Comunicação Social da Escola Superior de Jornalismo (Porto, 1988); Jornalista (Grupo V) na Delegação do Porto da Agência Lusa (desde 1998); Delegado da Agência Lusa em Maputo, Moçambique (1995/97); Chefe de Redacção das revistas "Empresário" (1991) e "Grátis" (1988); responsável pelo Gabinete de Imprensa da Associação Comercial do Porto (1990); colaborações dispersas nos jornais "Vida Económica" e "O Primeiro de Janeiro", na revista "Metro" e em diversas rádios.

Título:

Dos jornais-fax de Moçambique às potencialidades dos "web-jornais"

Resumo:
 

A procura de formas alternativas de fazer um jornal sempre foi algo que me interessou. As limitações do jornal tradicional, simultaneamente exposto a variações quer do mercado publicitário e quer do volume de vendas e dependente de um parque gráfico e de uma rede de distribuição, constituem, na minha perspectiva, uma das principais causas das sucessivas (para não dizer permanentes) crises da imprensa, particularmente a portuguesa.

Para evitar tanta dependência de factores fundamental externos e, ao mesmo tempo, reduzir custos, nada melhor do que eliminar algumas daquelas componentes tradicionais da produção e distribuição de um jornal.

Jornais gratuitos, de difusão por fax e de busca na Internet são algumas experiências que me proponho analisar e que poderão ser exploradas como alternativas de auto-emprego para recém-licenciados em Comunicação Social.