RESUMOS

 
Sessão Temática: 4. Comunicação Estratégica
Autor:

Paulo Xavier / Helena Pires

Instituição:

Universidade do Minho - Instituto de Ciências Sociais

Dados Curriculares:

Paulo Xavier - Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Assistente-convidado no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Minho. Consultor em Desenho de Interacção e em Tecnologias Educativas.

Helena Pires - Licenciada em Comunicação Social, Assistente-estagiária do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Lecciona as disciplinas de Métodos de Investigação II, Semiótica e de Laboratório de Publicidade.

Título:

Da compreensão à acção: estratégia de envolvimento e motivação dos profissionais para a humanização da saúde. Relato de uma experiência

Resumo:

 

O estudo que nos propomos apresentar foi realizado por um grupo de docentes investigadores do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e integrou uma candidatura apresentada pelos Centros de Saúde de Barcelos, Barcelinhos e Esposende à ARS Norte. Definiu como grande objectivo conceber um plano de acção capaz de promover a satisfação e qualidade do serviço público de saúde, junto dos seus profissionais e utentes. Trata-se de um trabalho de investigação que se propõe "compreender para intervir", pela concepção e realização de uma pesquisa, orientadora da definição de um plano de acção adequado à construção da realidade desejada. O seu fim último é a fixação de uma estratégia de comunicação que persiga dois grandes objectivos: informação e sensibilização das populações em relação ao sistema de saúde pública e um apelo ao recurso adequado a esses serviços. Visa o recenseamento de atitudes e representações dos utentes e o diagnóstico funcional e organizativo das Unidades de Saúde, com vista à elaboração de um plano de comunicação/formação adequado às necessidades concretas experienciadas, assim como definição de perfis e matriz de competências para os profissionais da saúde. É um estudo feito com as pessoas e para as pessoas, norteado pela atitude compreensiva dos comportamentos e seus contextos, inspiradora de acções de formação/comunicação a empreender e capazes de influenciar a evolução da situação no sentido desejado.