RESUMOS |
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Sessão
Temática: 4. Comunicação Estratégica
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Autor:
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Luísa Magalhães / Silvana Ribeiro |
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Instituição:
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Universidade do Minho - Instituto de Ciências Sociais |
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Dados Curriculares: |
Luísa Magalhães - Assistente Convidada em funções no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Possui formação ao nível da Licenciatura em Ensino de Português / Inglês pela Universidade do Minho, desde 1990, tendo prestado Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Cientifica em Abril de 1998, na disciplina de Teorias da Comunicação. Lecciona esta disciplina desde 1993, sob a orientação do Prof. Doutor Aníbal Alves. É coordenadora departamental do programa Erasmus / Sócrates desde 1995. Silvana Ribeiro - Licenciada em Comunicação Social, Assistente-estagiária do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Lecciona as disciplinas de Teorias da Comunicação e Informação e de Semiótica das Artes Visuais. |
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Título:
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Representações e atitudes face ao Sistema de Saúde Pública: resultados de um estudo de caso |
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Resumo:
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O estudo que nos propomos apresentar foi realizado por um grupo de docentes investigadores do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e integrou uma candidatura apresentada pelos Centros de Saúde de Barcelos, Barcelinhos e Esposende à ARS Norte. Definiu como grande objectivo conceber um plano de acção capaz de promover a satisfação e qualidade do serviço público de saúde, junto dos seus profissionais e utentes. Trata-se de um trabalho de investigação que se propõe "compreender para intervir", pela concepção e realização de uma pesquisa, orientadora da definição de um plano de acção adequado à construção da realidade desejada. O seu fim último é a fixação de uma estratégia de comunicação que persiga dois grandes objectivos: informação e sensibilização das populações em relação ao sistema de saúde pública e um apelo ao recurso adequado a esses serviços. Visa o recenseamento de atitudes e representações dos utentes e o diagnóstico funcional e organizativo das Unidades de Saúde, com vista à elaboração de um plano de comunicação/formação adequado às necessidades concretas experienciadas, assim como definição de perfis e matriz de competências para os profissionais da saúde. É um estudo feito com as pessoas e para as pessoas, norteado pela atitude compreensiva dos comportamentos e seus contextos, inspiradora de acções de formação/comunicação a empreender e capazes de influenciar a evolução da situação no sentido desejado. |