RESUMOS

 
Sessão Temática: 4. Comunicação Estratégica
Autor:

Carmencita Esteves Flores

Instituição:

University of Glamorgan

Dados Curriculares:

No momento PHD - University of Glamorgan/MPHILL Univ. of Glamorgan BSC (Honours) Psichology - Univ. of Glamorgan; Bacharelato R. Públicas - ISMAI. Área pesquisa - Comunicação Organizacional, controlo e poder nas organizações; Stress ocupacional, os dois sexos e o stress.

Título:

Comunicação Organizacional como estratégia na redução do stress ocupacional

Resumo:

 

A comunicação organizacional tem um papel fulcral no desenvolvimento, progresso e sucesso das organizações. No entanto, um grande número de gestores ainda não se apercebeu da forma como a comunicação deve ser cuidadosamente dirigida e planeada tal como outros sectores da empresa. A investigação que tenho vindo a desenvolver na sequência da tese de doutoramento pretende demonstrar que a comunicação organizacional assume um papel estratégico na redução dos níveis de stress sentidos pelos trabalhadores. Estamos convictos que quer a comunicação não-verbal, através dos seus mecanismos implícitos de controlo, quer a verbal, através da quantidade e qualidade da comunicação ascendente e descendente conduzem a níveis mais ou menos elevados de stress. Desta forma, e sendo o stress a causa de absentismo, de acidentes de trabalho e, consequentemente, de elevados custos para as empresas, a comunicação de qualidade deverá assumir um importante papel estratégico que não deve ser ignorado pelos responsáveis organizacionais.

A comprovação da relação entre comunicação verbal e stress será feita, durante os meses de Junho e Julho, através do uso de dois questionários por nós construídos: "Questionário sobre a Quantidade e a Qualidade de Comunicação nas empresas" e o "Questionário sobre Stress no Trabalho". Estes questionários serão administrados, em duas empresas, a um grupo de 200 trabalhadores. O estudo da comunicação não-verbal será baseado no uso de um conjunto de elementos inseridos na "Non-Verbal Communication Check List". Como tal, o nosso objectivo é apresentar na conferência não só a teoria por nós desenvolvida, como também resultados decorrentes da análise dos questionários e da observação efectuada.