RESUMOS

 
Sessão Temática: 4. Comunicação Estratégica
Autor:

José Benedito Pinho

Instituição:

Universidade Federal de Viçosa - UFV

Dados Curriculares:

Professor de Comunicação e Marketing Rural da Universidade Federal de Viçosa. Editor da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, publicada pela Intercom-Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (gestão 1997-99). Autor dos livros Comunicação em Marketing (Campinas, SP, Papirus 1998, 3ª ed.), Propaganda Internacional (São Paulo: Summus. 1998 - 2 ed) e O Poder das Marcas (São Paulo: Summus. 1996): Linha de pesquisa actual: Meios de Comunicação, Propaganda e Marketing Rural.

Título:

World Wide Web e Publicidade Digital: um exame da situação da comunicação publicitária na internet brasileira

Resumo:

 

A presente comunicação examina o surgimento da publicidade on-line na World Wide Web, a sua natureza em relação às mídias tradicionais e os elementos que compõem a chamada indústria da propaganda com objectivo de favorecer uma melhor compreensão do ramo brasileiro da Internet como novo e emergente meio de comunicação publicitária para marcas, produtos e serviços. Entre seus resultados, o estudo revela que a presença de grandes empresas brasileiras na Web é um reflexo da importância desse meio e do reconhecimento dos seus benefícios para os negócios como um todo. Entretanto, os investimentos dos anunciantes na publicidade on-line são ainda pouco expressivos, em montante que representa apenas 0,25% do investimento anual total em propaganda no país. Por sua vez, o exame da natureza da publicidade na Web mostra que a tradicional ferramenta de comunicação persuasiva diferencia-se fundamentalmente daquela apresentada nos demais meios por permitir que o consumidor possa interagir directamente com o anúncio. Outras vantagens exclusivas da publicidade on-line podem ser identificadas na sua dirigibilidade, rastreamento, acessibilidade e flexibilidade. Palavras Chave: Comunicação, Publicidade Digital, Internet: Brasil, World Wide Web