RESUMOS

 
Sessão Temática: 2. Teorías e Metodologias
Autor:
REBOUÇAS, Edgard e MACEDO, Mônica
Instituição:
UMESP/ FAESA/UNICAMP

Dados Curriculares:

Edgard REBOUÇAS - Jornalista. Mestre e Doutorando em Comunicação pela UMESP. Professor da FAESA. Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação (NEXO) da UFES. Principais áreas de interesse: teoria da comunicação, política de comunicações e internacionalização midiática.

Mônica MACEDO - Jornalista. Mestre e Doutoranda em Comunicação pela UMESP. Professora da UMESP. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Principais áreas de interesse: teoria da comunicação, novas tecnologias, comunicação interativa, divulgação científica.

Título:
Pensamento comunicacional latino-americano - as idéias de Carlos Eduardo Lins da Silva
Resumo:

O pensamento comunicacional latino-americano caracteriza-se pela mestiçagem teórica, determinação ética e pelo hibridismo metodológico no estudo dos meios de comunicação de massa. Os pesquisadores que aí se inscrevem formaram-se dentro dos paradigmas europeus e norte-americanos, porém os reformularam e adaptaram às realidades sócio-culturais da América Latina. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar esse pensamento, abordando particularmente as idéias de um de seus pensadores, o brasileiro Carlos Eduardo Lins da Silva. Dentre os pesquisadores da Escola Latino-americana, Lins da Silva é alguém que soube aliar a prática do jornalismo à pesquisa em Comunicação. Tendo começado sua carreira acadêmica desde jovem - aos 24 anos já era professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) -, chegou a secretário de redação do maior jornal brasileiro (Folha de S. Paulo) mantendo sua atividade de pesquisador. Lins da Silva adaptou à realidade brasileira os conceitos norte-americanos (estruturo-funcionalista) e dos estudos culturais ingleses. Suas reflexões centraram-se sobre a recepção do principal telejornal da televisão brasileira (Jornal Nacional, da Rede Globo), a reforma editorial da Folha de S. Paulo e o modelo brasileiro de jornalismo em relação ao norte-americano. Publicou também vários artigos sobre a realidade dos meios de comunicação no Brasil.