RESUMOS

 
Sessão Temática: 1. Políticas de Comunicação
Autor:
Manuel José Lopes da Silva
Instituição:
Universidade Nova de Lisboa - DCC

Dados Curriculares:

Professor Jubilado da Universidade Nova de Lisboa - DCC Sistémica do comum; Técnica e Sociedade, Políticas da Comunicação Seminários de mestrados; Orientações de doutorandos Colaborações com a Universidade Nova de Lisboa e Ulus Projectos com UFSergipe e UFBrasília

Título:
Complexidade da Comunicação Mediática
Resumo:

Depois de um período difícil em fins do Século XIX em que os Media da época sofreram forte contestação, sublinhando-se as contradições que acompanhavam a sua crescente influência, entrou-se numa fase optimista em que estes eram considerados instrumentos indispensáveis para a construção da democracia. Cedo, porém, diferentes formas de disfunção social, se revelaram emergindo da sociedade de massa, para que tanto estavam a contribuir. Paralelamente tornava-se evidente o verdadeiro perigo que ameaçava a sociedade devido à expansão dos Media e que era a ausência de controlo resultante do mercado da comunicação não aceitar regulação. A complexidade da situação pode estudar-se em quatro planos distintos. No plano psicológico falava-se mesmo em "violação psíquica" dos destinatários, no aparecimento de uma cultura mosaico que os não promovia. No plano sócio-cultural a nova "indústria cultural" assumia a sua expressão mais acabada na forma de "flot", ou seja, numa programação não personalizada, serializada, massacrante. No plano económico a IC aparece caracterizada pela "guerra das audiências" a nível nacional e pela concentração da propriedade dos operadores nas mãos de poucos e poderosos grupos transnacionais. No plano político acentua-se o papel negativo dos Media na criação duma verdadeira cidadania, dada a sua influência controversa e perturbante. Muito actores sociais pensam que a situação atingiu um ponto crítico; poucos podem negar que a prática actual da comunicação se afasta bastante dos ideais democráticos, quer no plano político, quer no plano económico quer no sócio-cultural.